November Conference 2016

A 4ª November Conference, realizada em 2016, foi organizada pela Innovation Norway, o Conselho de Pesquisa da Noruega, FINEP e CBPF (Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas). Além disso, a conferência foi apoiada pelo Ministério do Petróleo e Energia, pelo Consulado Geral no Rio de Janeiro e pela Embaixada da Noruega em Brasília. Foram 140 participantes de diversas de instituições públicas e privadas, universidades, centros de pesquisa e empresas.

A conferência abordou dois desafios fundamentais que a indústria de petróleo e gás da Noruega e do Brasil enfrentavam. Um curto prazo e um longo prazo. A curto prazo, como a indústria de O&G poderia se adaptar aos preços baixos de petróleo e gás no mercado. A questão de longo prazo está relacionada ao futuro mundo com a diminuição do uso de carbono. Também continuou-se as discussões de temas relevantes sobre como enfrentar conjuntamente os desafios conjuntos de P&D.

A Noruega e o Brasil compartilham a opinião de que a resposta aos desafios descritos acima é intensificar a pesquisa e o desenvolvimento de novas tecnologias para acelerar a inovação para se adaptar aos desafios atuais e futuros. Para conseguir isso, a colaboração estreita entre os dois países em pesquisa e desenvolvimento parece natural.